O escritório parisiense RE: completou, recentemente, o projeto para extensão e restauração do Faculdade de Artes do Chipre em Paphos. Com a ideia de continuidade, em vez de uma reconfiguração radical, o projeto estende a parede escultural existente da universidade, e cria novas curvas e esculturas a partir de uma série de galpões com placas perfuradas penduradas revestidas de cobre.
Neste projeto, a parede moldada de concreto se torna um núcleo horizontal para o edifício. Além disso, este espaço irá conter uma série de serviços de construção e pode se tornar um local de participação, conforme seja esculpido ou pintado.
Dispostos pelas paredes e pela estrutura existente, os galpões—novo espaço do estúdio—irá manter um caráter "baixo" e "[reforçar] a tipologia do vilarejo e a natureza desinstitucionalizada da escola existente, enquanto uma nova torre anuncia a posição desta importante instituição cultural", explica o arquiteto.
A extensão e a restauração visam continuar o lema da universidade "para artistas, por artistas", encorajando liberdade através de seu caráter.
O cor de cobre do estúdio é proveniente da estátua de Lady of Lemba, que foi extraída do terreno da universidade e desde então se tornou um símbolo para o vilarejo.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Notícia via RE:.